quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Recanto do bosque

Nossos estudantes do 9º ano, Julian, Leonardo, Luan e Vítor, transformaram um espaço do bosque em um local de reflexão e apreciação da natureza. Durante muitos dias os quatro rapazes empenharam-se na transformação desse espaço. Além de uma casinha para pássaros, eles construíram um Toten* que será fixado no local e uma escada de acesso a este espaço. Foi um trabalho suado e criativo que ficará para sempre na memória da escola e desses quatro jovens. Eles deixaram sua marca na escola, já que despedem-se da escola rumo ao Ensino Médio. Os estudantes foram incentivados e orientados pela professora de Ensino Religioso, Maria Aparecida.

* Totens são esculturas feitas por índios, utilizando figuras de animais, objetos e até pessoas. Para algumas tribos, os totens servem para registrar a história de um grupo – considerados um símbolo de identidadade; para outras, são objetos de culto em cerimônias religiosas e sociais, que incluem a troca de presentes entre líderes indígenas. “Os totens também estão ligados à transformação de animais em pessoas e vice-versa, representando um ancestral que possuía esse tipo de habilidade”, explica Pedro Paulo Funari, arqueólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Calcula-se que o conceito de totemismo tenha surgido na Pré-História com o homem primitivo, que colocava a pele de suas caças na entrada da caverna para pedir a proteção da natureza e, também, para mostrar sua força e poder. Atualmente, as poucas tribos indígenas que ainda confeccionam totens costumam vendê-los a colecionadores. Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-totens









Nenhum comentário:

Postar um comentário